quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Os Lusíadas.

Conta a história sobre as perigosas viagens marítimas e a descoberta de novas terras, povos e culturas, o heroísmo do homem, navegador, aventureiro, cavalheiro, amante, é também destemido, bravo, e enfrenta mares desconhecidos em busca dos seus objetivos. no caminho, quando os portugueses já deixaram sua terra natal e se encontram ancorados em Melinde, cidade situada no oceano Índico.
Os deuses fazem uma primeira reunião para decidir o destino dos navegantes. Baco se opõe ao feito, que diminuirá sua glória como senhor do Oriente.No entanto, Vênus, deusa do amor, e Marte, deus da guerra, colocam-se a favor dos portugueses. Júpiter concorda com os dois. Mercúrio, o mensageiro, é enviado para garantir que o povo selvagem de Melinde seja hospitaleiro com os portugueses.O capitão do navio, Vasco da Gama, narra ao rei de Melinde a história de Portugal, em que se inserem as figuras de grandes heróis da história portuguesa e os episódios de Inês de Castro, do Velho do Restelo e do Gigante Adamastor.
A caravela continua sua viagem, atravessando o oceano Índico. Toda a força dos ventos invocados por Netuno atinge a embarcação de Vasco da Gama. Sob a proteção de Vênus e das Nereidas, as ninfas marinhas, os portugueses sobrevivem, mas seu navio sofre, chegando a Calecute, na Índia, graças a correntes marítimas, uma vez que o mastro da embarcação estava partido.A última aventura dos argonautas portugueses é sua visita à Ilha dos Amores, já no retorno a Portugal. Vênus prepara maravilhosas surpresas para os visitantes.
Na ilha, estão ninfas que foram flechadas por cupido. Ao avistarem os navegantes, elas imediatamente ficam apaixonadas. Começa, então, uma verdadeira perseguição erótica, em que são exaltadas as qualidades do amante português. Depois de um banquete no qual todos ouvem previsões sobre o futuro de cada um, a deusa Vênus mostra a Vasco da Gama uma esfera, mágica e perfeita: a maravilhosa Máquina do Mundo.Assim termina o livro eles voltando para casa depois da aventura.
leiam e me deixe nos comentário o que acharam,quem já leu também me deixa nos comentarios sua opinião sobre o livro.
beijos
Renata Menezes.